O verdadeiro caráter é identificado pelas reações

Roberto Carneiro / Textos Motivacionais /

ser-feliz-é-estilo-de-vidaO que mais testemunhamos em nossos dias, são casos de relacionamentos frustados,  casos de distratos entre pessoas que se conheceram,  que um dia  foram cúmplices ou desenvolveram um relacionamento de causar admiração ou até inveja das pessoas.

De repente, quando menos se espera, rompem; rompem geralmente de maneira traumática, complicada, causando  prejuízos matérias e até emocionais entre as partes.

Isto ocorre, por que as pessoas não costumam observar o que nos ensina a Bíblia; Bíblia  esta que podemos encontrar maioria das residências (geralmente aberta no salmo 91) e da mesma forma, nas telas de nossos smartphones, dentro de carros, etc, etc, etc…

O apóstolo S. João, nos ensina “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1 João 3:18). Está ai portanto, uma  dica para construirmos  um bom relacionamento, quer seja fraternal, quer seja amoroso ou até mesmo  profissional.

Aprendo com este versículo, que para escolhermos pessoas, devemos observar, não o que dizem ou aparentam ser; mas sempre pelas atitudes práticas que são reveladas sempre através de gestos ou de reações diante de imprevistos.

É aconselhável portanto, que você desenvolva um relacionamento afetivo, fraternal ou profissional com pessoas,  cujas características sejam sempre de reações  positivas.

Na época em que vivemos, não podemos nem devemos desperdiçar nosso precioso tempo, buscando apoio ou segurança em pessoas que não conseguem sustentar-se, nem mesmo a si próprio.

Isso me faz lembrar, que nas caatingas do nordeste, tem uma planta típica da região, conhecida por Mandacaru. Pra quem não conhece, trata-se de uma planta muito resistente à seca, mas é espinhosa, sem folhagem e cujo tronco não suporta muito peso.    O sertanejo tem até um ditado: Mandacaru, não dá sombra nem encosto!  Você já ouviu falar de alguém que conseguiu sombra ou sustento numa planta semelhante a esta? Assim são as pessoas que procuram ostentar uma aparência que não é verdadeiramente sua.

Você não é uma ilha! A exemplo de todo ser humano, você é uma pessoa sociável, que necessita interagir com seus semelhantes.  Todos nós devemos relacionar-nos com pessoas das mais diversas tendências; porém na questão de um relacionamento profundamente intimo, que venha culminar em alianças afetivas ou profissionais, os critérios de seleção, terão que ser bastante racionais. Emoção nestes casos, certamente irão comprometer o futuro desta provável união.

Somente confie ou pense em estabelecer alianças, com pessoas comprovadamente confiáveis. É desaconselhável confiar em pessoas que não são submetidas a testes e provas.

Os testes e provas impostos pelas circunstancias da vida, são que determinam a consistência ou debilidade dos submetidos às provas. A melhor maneira de conhecermos intimamente alguém, é exatamente na observação das suas reações.

Grave portanto esta frase, como uma pista para futuros relacionamentos : O que identifica o caráter não são as primeiras impressões; mas sim as reações seguintes.

     Seja Feliz! Você Merece!


Google+ Facebook Twitter

Sobre Roberto Carneiro

Roberto Carneiro, é Palestrante, Industrial no segmento de Cereais, Chás, temperos e especiarias. Casado com Thais Carneiro, pai de três filhas, avô de quatro netos. Possui larga experiência em ministrações para casais e temas familiares. Atua também com bastante desenvoltura na área motivacional direcionada a empresários e profissionais liberais.

Traduções

Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagGreek flagDanish flagHebrew flag

Procurando por algo?

Últimas Postagens

Curta-nos no Facebook

Receba nossas novidades