PROMESSAS DE DEUS : SÃO AINDA POSSIVEIS ? | Motivando pela Palavra.

PROMESSAS DE DEUS : SÃO AINDA POSSIVEIS ?

Roberto Carneiro / Textos Motivacionais /

realização de sonhos Sentir o cumprimento de promessas, experimentar a realização de sonhos e desejar ser proprietário de coisas que agregam qualidade de vida, fazem parte da natureza humana. No dicionário Aurélio, a palavra Promessa, significa: “compromisso de fazer, dar ou dizer alguma coisa”; As pessoas na sua grande maioria, estão cansadas de serem enganadas; estão simplesmente céticas.

No decorrer de nossa existência, temos experimentado desilusões das mais diversas,  nos tornando por vezes descrentes,  de que Promessas de grande porte,  possam verdadeiramente ocorrer conosco,  mesmo sabendo que elas existem e acontecem a  pessoas que vivem ao nosso redor.  Trata-se daquela velha história :  Sei que existem, percebo que acontece com diversas pessoas,   mas…comigo não !

De que maneira,  alguém com tamanho grau de desconfiança,  pode crer em promessas que os homens fazem?  Mais ainda : Como crer em promessas de alguém que nem sequer enxergam ? O  Deus a quem se refere a Bíblia (que é Espírito) poderia materializar sonhos em tempos tão difíceis e concorridos como os atuais ? O que dizer por exemplo do trecho bíblico : O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; (2Ped 3:9a) . Seria possível dar alguma credibilidade ao que está escrito?  Pois bem ! No decorrer desta leitura, tenho como te provar, que Deus permanece tendo amplas possibilidades, em cumprir na vida de todo aquele que o  busca com fé (pode ser você ? ),  o real cumprimento da realização de projetos existentes, a partir de um sonho.

Todos nós, se não tivermos cuidado,  seremos proprietário da incrível capacidade de esquecer com facilidade de coisas que recebemos,  mesmo que sejam de grande importância. Trata-se da velha estória  do “pirão comido, pirão esquecido”!  O que isto quer dizer? Quer dizer o seguinte: No afã obstinado de focar em receber o que ainda não possuímos,  nos esquecemos totalmente de valorizar  o que já recebemos de Deus.

Deus é um Deus de alianças ! Ele jamais se esquece das suas promessas ! Se você caro leitor, já um dia propôs fazer uma aliança com Ele, quero informar que o pior já passou !  Já passou, porque o que de mais você necessitava, o que era de maior importância vital para sua existência, ele já concedeu.

A Bíblia, é recheada   de milhares de promessas.  Dizem os estudiosos, que existem cerca de 8800 ( oito mil e oitocentas). Convenhamos que é um numero bem significativo !  A julgar pela quantidade, nunca ouvi falar de ninguém, que tivesse tamanho  “pé frio”,  a ponto de não alcançar uma quantidade mínima de promessa disponibilizada por Deus.

As promessas podem ser classificadas como ESSENCIAIS  e  COMPLEMENTARES. Promessas Essenciais, são cuidados vindos da parte de Deus; cuidados esses, que sem eles ficaria impossível vivermos o dia a dia.  Nem Dinheiro,  Nem esforço,  absolutamente ninguém poderia realizar. Somente o Senhor tem o “segredo” da concessão !

Para os que decidiram abandonar as práticas do passado,  e viverem com retidão na presença dos homens e de Deus, o que dinheiro e esforço não conseguiram comprar,  Ele, o Senhor  já concedeu de forma gratuita.  Escolhi o exemplo que está escrito em S. João cap. 8:32. O texto diz : Conhecereis a verdade, e a verdade te libertará .    

O Primeiro beneficio, foi a  Liberdade.   A liberdade,  é de fundamental importância !   Um dia nascemos,  já desfrutando de liberdade,  mas com o passar do tempo, a gente vai se acorrentando,  e a compromete .
O que mais tem aprisionado as pessoas em nossos dias ? Posso citar a avareza ( apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais ) ,  logo depois a soberba ( Comportamento que denota orgulho;  dito que expressa arrogância e presunção), em seguida vícios de variadas natureza (São viciados,  quando não possuem controle sobre a  vontade. Pessoas que não possuem domino as fraquezas).  Não posso deixar também de citar a  Mentira ( ferramenta do engano, da falsidade ) . É uma tremenda cumplicidade com o irreal, fantasioso e ilusório. Uma vez escravizado  pelo vício da mentira,  para se desembaraçar, somente uma operação divina. O que é pior, é que a mentira é como um bumerangue. Ela vai e retorna fazendo estragos. Digo sempre : Fuja do engano ! enganar aos outros é dolo; enganar a si próprio, é tolice.                     Conta-se  a estória de um homem, que foi procurar emprego numa fazenda, e alegou ser excelente no ofício de cortar árvores. Quando perguntado pelo futuro patrão, onde tinha trabalhado antes, respondeu : Cortando árvores no Saara.   O fazendeiro, disse que era impossível, pois ali era um deserto, e que não havia árvores. De pronto, respondeu o espertalhão :  Tinha muitas árvores, até a minha chegada; depois do meu trabalho, agora só tem areia.

Estes distúrbios comportamentais, são verdadeiros escravagistas. No campo da saúde, são impossíveis de serem corrigidos e demandam  muito dinheiro a ser pago por tratamentos. Todavia,  a Bíblia garante que se alguém conhecer a verdade, a verdade o libertará.     Posso me referir a um sem número de pessoas, incluindo a mim, neste número, que eram aprisionadas pelos comportamentos citados acima,  e pelo simples fato de conhecerem  as verdades do Evangelho, tiveram suas vidas transformadas e migraram da escravidão do vício, da soberba e da avareza e da mentira,  para o gozo de uma vida plena, abundante e libertas de todo e qualquer tipo de condenação.

Outro benefício que já recebeu,  todo aquele que reconhece a autoridade de Jesus, e o tem como o Caminho, a verdade e a vida, é o benefício do Perdão.     O século que vivemos, está uma perturbação só.  A intolerância, tem seu lugar de destaque, em todos os âmbitos da sociedade. A intolerância e falta de perdão, tem trazido grandes transtornos nas relações inter-pessoais.  A mágoa, tem desfeito casamentos, distratos entre amigos e sócios, enfim o caos está em destaque !    A ausência de perdão, tem matado pessoas e causado estragos nas saúde dos próprio ofensores ! Quando não perdoamos, ficamos em condenação ! Se lembra do que diz a oração do Pai Nosso ? Perdoa as nossas dívidas, assim como nos já temos perdoado  nossos devedores?   Todavia, para os aliançados, para aqueles que recebem com amor os ensinos da Palavra, existe uma Promessa Essencial, que já foi cumprida !   Isaias. 43 : 25 “Eu, Eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus  pecados não me lembro mais” .  

Deus, jamais  esquece das suas palavras.  A unica coisa, que Ele se esquece, é das nossas transgressões ! Simplesmente não se lembra mais . Que maravilha!  Diz mais ainda :   “portanto,agora, nenhuma condenação há,  para os que estão em Cristo Jesus” .(Rom. 8:1a)

Pensa que termina por ai ? E a promessa de nos dar a Paz ( tranquilidade na aflição),   cuja paz, é desejada pelo mundo inteiro ? A  Paz, concedida por Deus, teve sua promessa feita em   Is. 53 : 5b “ o castigo que nos traz a Paz estava sobre Ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados “.  Esta promessa é cumprida na sua integralidade, quando atendemos ao chamado de Deus, e passamos a fazer parte do seu povo.     Como seria possível a passagem por turbulências,  se não fosse a Paz do Senhor em nossas vidas.

E o que dizer do cumprimento da promessa de Salvação ?  Mt 18 : 11 “Porque o Filho do Homem veio salvar o que se  tinha perdido” A Salvação eterna, é o bem mais precioso que todo ser vivente possui ! Foi o grande objetivo da vinda de Jesus ao mundo, para ser  o elo principal e exclusivo,  entre Deus e os homens.

Portanto, o que há de  mais importantes para nossa vida,   ELE JÁ  CUMPRIU !  Atendeu plenamente às   nossas necessidades espirituais.     Não há no mundo, nenhum valor financeiro capaz de conquistar as promessas cumpridas acima  citadas.

As promessas  ainda  não cumpridas chamaremos de PROMESSAS COMPLEMENTARES.     Deus promete em sua Palavra, que se nos aplicarmos em obediência, fidelidade, ofertas, buscas, doação, observação e prática do que Ele recomenda, experimentaremos o melhor desta terra.

Ora! faço um desafio agora, para que você use seu raciocínio.  Pergunto :  teu sonho existe ? Tem preço o teu desejo ?  O que você sonha, tem altura, largura e profundidade ?     teu sonho tem peso ?  teu sonho tem cores e formatos ?     Outra pergunta :  Pessoas já possuem aquilo que você sonha  e tanto almeja receber ?      Mais uma perguntinha : pessoas do seu conhecimento, que não querem nenhum compromisso com Deus,  conseguiram realizar conquistas e vitórias, as mesmas que agora você deseja possuir ?

Ora, ora, ora ! Se eles receberam,  quanto mais você ? Se você foi brindado com Promessas Essenciais,  que esforço e dinheiro, jamais conquistariam,  certamente Deus contemplará os desejos de seu coração,  por bens materiais, que qualquer um pode conquistar.

A Bíblia tem mais uma promessa a esse respeito :  Em Hb. 10 :23 “retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu” Não desfaleça ! Não existe nada de errado contigo ! é só uma questão de tempo.  Todo sonho grandioso que temos, passa pelo processo de teste do tempo.  Lembre-se que o tempo de Deus, não é igual a nosso tempo. No tempo de Deus, todos nossos sonhos e projetos, são bem confeccionados, para que venham pousar em nossas mãos de uma forma  perfeita. Lembre-se portanto  :  Deus permanece tendo amplas possibilidades,  em materializar projetos existentes, a partir de um sonho. Permaneça sonhando e aguardando o cumprimento de forma feliz ! Afinal…

VOCÊ MERECE !


Google+ Facebook Twitter

Sobre Roberto Carneiro

Roberto Carneiro, é Palestrante, Industrial no segmento de Cereais, Chás, temperos e especiarias. Casado com Thais Carneiro, pai de três filhas, avô de quatro netos. Possui larga experiência em ministrações para casais e temas familiares. Atua também com bastante desenvoltura na área motivacional direcionada a empresários e profissionais liberais.

Traduções

Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagGreek flagDanish flagHebrew flag

Procurando por algo?

Últimas Postagens

Curta-nos no Facebook

Receba nossas novidades