Perseverança : O antídoto contra o fracasso.

Roberto Carneiro / Textos Motivacionais /

perseverança

A perseverança não é uma atitude, mas sim uma virtude. Somente os virtuosos, são capazes de investirem em serem perseverantes. A perseverança quando aplicada com diligência, é autêntico antídoto contra o fracasso.Sem perseverança, nada poderá chegar na instância da possibilidade. Sem perseverança não existe cura, vitória, fé e inclusive a tão desejada salvação.Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança.  A perseverança é a mãe da boa sorte, disse uma vez Miguel de Cervantes.                                      

A Biblia,  ensina em  Deut; 31:6 “Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.

Quando me deparei pela primeira vez com a leitura do texto bíblico acima mencionado, de cara percebi, que se verdadeiramente eu pusesse em prática o que está sendo proposto,  e aplicasse  o ítem  perseverança como “cereja do bolo” à minha fé, Deus estaria perfeitamente à vontade, para realizar o cumprimento de tudo aquilo que meu coração desejasse.
A perseverança, é uma virtude que  está disponível a todo e qualquer ser da espécie humana, desde que se disponha  migrar imediatamente do campo dos sonhos, para o campo prático das realizações; melhor explicando, para o campo das decisões; das tomadas de atitudes.

A primeira atitude a ser tomada,  quando você estiver no processo de correr atras de seus sonhos, será :
                                              Perseverar em avançar sem dar chance ao retrocesso.

Como tinha usado a referência do extraordinário texto já citado, tomo a liberdade de sugerir outro :
Fil.  3:13-14 está escrito “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
Quando o autor deste livro (Apóstolo São Paulo)  escreveu este texto, ele tinha em mente o Exemplo dos corredores da  maratona. Não bastava simplesmente um atleta maratonista, ser forte, possuir bom preparo físico, e demais atributos necessários, para encarar uma competição, tão rústica. Tinham que agregar às suas atitudes, alguns pre-requisitos que também eram fundamentais para o atleta ser bem sucedido no que pretendia. por exemplo :
Não podiam de forma alguma, correr olhando para os lados, nem tampouco olharem para trás.  tinham que fixar toda sua concentração, no trajeto que estava à sua frente, até alcançar a  linha de chegada e observar o juiz que iria conferir a validade ou não da competição.
Que podemos extrair como lição ?
Quando você olha para traz,  o passado te inibe .  O correto é o olhar para a frente.  O  futuro estimula!
O bom competidor,  é aquele que não olha para trás, pois ele sabe que se o fizer perderá a velocidade, o equilíbrio, a direção e, finalmente, a própria corrida.
Se você, meu caro leitor,  deseja se apossar dos seus desejos, correr atrás de alcançar seus sonhos,  não tem outra alternativa: Bola pra frente ! Quem corre olhando para os lados ou para traz, certamente será lançado no solo. Infelizmente existem quedas, que beiram ao impossível de haver qualquer tipo de recuperação. Existem oportunidades, que jamais teremos oportunidade de conquistar.
Assim como para um atleta de alta performance é exigido disciplina, zelo e busca da excelência, assim também deve proceder todo aquele que almeja grandes tentos, expressivas vitórias.
Existem  dois tipos de pessoas  condenadas  ao fracasso :
As que não fazem o que se manda  e as que só fazem o que se manda.
Sempre ensino, que as pessoas não nascem burras ou limitadas.  Elas simplesmente, no  decorrer do tempo, não se disciplinam nem se esforçam em desenvolverem  talento, garra, força e coragem.  Seja diferenciado ; Faça parte do time que está condicionado a sempre  realizar  o melhor do que lhes é solicitado; 

A segunda atítude ( somente os virtuosos são capazes de realizarem ) é :
                                                 Perseverar em suportar provas… se alegrando

Se alegrando passando provas ? como é isso ?
Fácil ! Não existe nada de excelente neste mundo, que seja de fácil oferta.  Desde que o homem se entende por gente, sempre foi assim. Qualquer  coisa a ser conquistada, qualquer alvo a ser conquistado, trás realização pessoal,  alegria para o coração,  gozo para a alma. sorriso para o rosto, e reconhecimento das pessoas ao redor.
O que não presta, o sem significado algum, não é objeto de cobiça nem inspiração de desejo para ninguém; ao passo, que o caro, o bonito, o precioso, sempre é disputado ( às vezes aos tapas e mordidas )  por muitos.   Trata-se da velha lei da oferta e da procura.
É como se fora alguma coisa automática. Conquistas de grandes sonhos, tem tudo a ver com  provas e dificuldades a serem vencidas.
A melhor forma de passar provas, e fixar-se no objetivo final: a vitória.
O custo beneficio de passar provas aborrecido, ansioso, temeroso é muito alto e desgastante.
Creia : é bem mais fácil estar motivado e feliz visualizando o objeto da conquista. Se alegre portanto, com os grandes benefícios reservados pelo Senhor que certamente acontecerão.
Tenho um longo período de minha vida, convivendo com tribulações, sem me abalar grandemente, graças ao consolo e inspiração que encontro na leitura do ques está escrito na Bíblia. Exemplo :
Colossenses 1:11 “sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, “
Não desvie seu foco. Não se distraia !
Tenha confiança, por que como está escrito acima, o   Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.  Deus não poderá fazer nada por alguém que se permite dar acesso ao medo e ao desespero.

Em terceiro lugar, sugiro que Perseverar em sempre olhar o lado positivo : Andar na contra mão dos maus exemplos, daquilo que é censurável. As pessoas na sua grande maioria estão se deixando tomar pelo temor e desespero. Ande na direção contraria dos pessimistas.

Uma multinacional, enviou dois consultores, para analisar as possibilidades de abrir uma fábrica de calçados na India. Um foi para o norte e outro para o lado contrário.
- Análise  do primeiro : Cancelem o projeto. Aqui ninguém vai usar sapato. O povo daqui só anda descalço.
- Análise conclusiva do segundo : Acelerem o projeto;  aqui AINDA, ninguém usa sapatos.
Não se permita ser contaminado (a) por opiniões, principalmente se forem contrárias aos seus projetos e sonhos.
Tome como ponto de partida, o seguinte principio :
A maioria esmagadora da população de todo globo terrestre, é acomodada, sem iniciativa nenhuma; Algumas querem semear de qualquer jeito, e outras de jeito nenhum;  o que querem na realidade, e somente colher, e alguns até antes do tempo.

Portanto, Persevere !
Desenvolva também sua Fé em Deus !
Persevere também em sempre crer que existe um Deus que quer te ver vitorioso e bem sucedido.
A trajetória entre o sonho e a realização, é comparável a uma auto estrada pedagiada.
Pois é ! A virtude da perseverança, é o pedágio entre a fé e o cumprimento da promessa.
O preço deste pedágio, tem que ser pago com força, vigor, semeadura, luta, inspiração e transpiração, e …trabalho.
Perseverança é o conjunto de tudo isso. O resultado do emprego de todas estas atitudes, resultarão em sucesso;  em sua alegria de viver , e se posicionar no degrau que é apropriado somente às pessoas que são adversárias de derrotas.

Busque a Felicidade em Deus ! Ela é possível, e você merece !

 

 


Google+ Facebook Twitter

Sobre Roberto Carneiro

Roberto Carneiro, é Palestrante, Industrial no segmento de Cereais, Chás, temperos e especiarias. Casado com Thais Carneiro, pai de três filhas, avô de quatro netos. Possui larga experiência em ministrações para casais e temas familiares. Atua também com bastante desenvoltura na área motivacional direcionada a empresários e profissionais liberais.

Traduções

Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagGreek flagDanish flagHebrew flag

Procurando por algo?

Últimas Postagens

Curta-nos no Facebook

Receba nossas novidades