O ENGANO DO ENGANO

Roberto Carneiro / Textos Motivacionais /

bumerangue1
O engano é um recurso usado  para induzir, convencer  ou direcionar alguém a realizar algo,  através de ardis, mentiras ou meias-verdades, causando sempre prejuízos materiais ao convencido.  Trata-se do recurso mais antigo da história da humanidade, tendo causado estragos, mortes e males dos mais diversos, a um incontável número de pessoas.

É também  o mais antigo, por que a Bíblia relata no Livro de Gênesis, a primeira “rasteira” que levou Eva, e depois  o próprio Adão, da antiga serpente, conhecida também por satanás,  que é o Pai da Mentira.

Nos  filmes, novelas e livros, os temas  giram sempre em torno do engano. Trata-se de um assunto que atrai a atenção de pessoas que usam grande parte do seu tempo, em se  “distrair”, consumindo a tais entretenimentos, e de certa forma convivendo naturalmente, sem se dar conta do grande estrago que causa tal recurso às pessoas envolvidas.

O efeito do dolo é tão miserável, que é capaz de influenciar gerações inteiras de famílias, transmitindo de pai para filho, o costume de mentir e enganar. Trata-se de um costume de alto grau de perversidade, prejudicial a ambas as  partes envolvidas.

Para o engano ser consumado, necessita de alguns “ingredientes” como : ardil, logro, mentira, fingimento, invencionice, truque, trama, logro, roubo, sedução, sutileza,  etc, etc, etc…Pela relação, dar prá perceber que a origem do engano é mesmo obscura, satânica e sobretudo  infernal.

Como pode alguém que se auto-denominar  honesto, sem maldades, e  ainda há alguns que se gabem de “não fazer mal a ninguém”, apoiar e conviver pacificamente com este recurso tão diabólico?

Não me envergonho de revelar, que outrora fui mentiroso e enganador. Costumo dizer que “mentia tanto, que por fim convencia a mim mesmo.minhas  mentiras transformavam-se  verdade para mim mesmo”. Sem ao mesmo ter conhecimento, usava a mesma estratégia do Ministro da Propaganda do regime nazista, Joseph Goebbels (1897-1945),  que ensinava :  “uma mentira repetida mil vezes, se transforma numa verdade”

Se você caro leitor, deseja viver tranquilamente, de cabeça erguida, sem preocupações de ser desmascarado, vai aqui algumas  dicas :

Se deseja  que tudo (tudo mesmo !) vá bem com sua vida, se  esquive do engano.  Em  2 Timóteo 3:13 está bem claro : Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.  Pelo mesmo caminho que lançamos estratégias enganosas, elas regressarão para nós mesmos, em proporções iguais e até superiores.

Sabe o que é um bumerangue ?  É um objeto muito antigo, usado como arma de caça. Os bumerangues foram criados para voltar à mão do arremessador quando não atingir um alvo.

Não é nada recomendável a prática do engano. Podemos ser uma geração que pode decidir pelo futuro de uma nação. Se cada um de nós, fizermos a parte que nos cabe, conjuntamente influenciaremos no  caráter de uma nação inteira.

É bastante salutar a prática da verdade e do respeito pelo semelhante. Se optarmos pelos bons costumes e padrões ensinados pela Bíblia, faremos bem a nós mesmos e aos próximos.

Lembre-se : O engano é como bumerangue ! Fuja dele,  porque enganar a outrem é dolo e a si mesmo é tolice.

Leve vantagem ! Seja ético e verdadeiro. É para seu próprio bem!

Seja feliz ! Você merece !


Google+ Facebook Twitter

Sobre Roberto Carneiro

Roberto Carneiro, é Palestrante, Industrial no segmento de Cereais, Chás, temperos e especiarias. Casado com Thais Carneiro, pai de três filhas, avô de quatro netos. Possui larga experiência em ministrações para casais e temas familiares. Atua também com bastante desenvoltura na área motivacional direcionada a empresários e profissionais liberais.

Traduções

Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagGreek flagDanish flagHebrew flag

Procurando por algo?

Últimas Postagens

Curta-nos no Facebook

Receba nossas novidades