NOVO ANO, HÁBITOS ANTIGOS | Motivando pela Palavra.

NOVO ANO, HÁBITOS ANTIGOS

Roberto Carneiro / Textos Motivacionais /

crescimenyto-desproporcional

Não sei, se já percebeu : a exemplo dos anos, em que contagem é sempre crescente, tudo tem a inclinação sempre de crescer, multiplicar, avançar. Conheço poucas coisas, que tenham a vocação de atuar contrariamente à lei do crescimento. O Caranguejo é uma delas; posso citar também o rabo de cavalo, e não poderia deixar de fora, o gênero humano (infelizmente, na sua grande maioria).

Resido em um pais (Brasil), em que as pessoas criticam e execram a classe de políticos, mas se esquecem totalmente, que esses políticos eleitos são os representantes, da classe que os elegeu.

Seria cômico, se não fosse trágico! Lembra da estória do tal pai, tal filho? A relação é similar : TAL POLÍTICO, TAL POVO, ou TAL POVO, TAL POLITICO…a ordem das palavras, não alteram o resultado.

Entra ano, sai ano, é sempre a mesma “ladainha”! : promessas e mais promessas, planos e mais planos, e tudo continua como “dantes, no quartel de Abrantes”. Faça um esforço de memória: Todos sabemos, que as festas de fim de ano, são regada com muitas comidas, e muitas bebidas ( muitas mesmo! ). Pouquíssimos festejadores, lá pro meado do ano seguinte, conseguirá recordar com detalhes das iguarias que saborearam.  Se não recordam do que comeram (quitutes, iguarias…tudo de primeira), que disposição terão em quebrar sofismas, fugir do campo da comodidade:  Como imporão sacrifícios, para migrar de uma situação de plena negatividade, e procurar mudanças no modo de viver,  que apesar de somente trazerem benefícios em diversos campos ( profissional, espiritual, familiar, etc), mas demandam perseverança e renúncia?
É nesse ponto que a grande maioria fracassa! E ai, é claro que o mais conveniente é adiar, postergar, mas…até quando ?

Um dia, um escriba (copista), perguntou a Jesus (Marcos 12:30,31), Qual era o maior dos Mandamentos? qual a forma ideal de ser agradável a Deus. Jesus respondeu:
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Sabe o qual é o motivo de tanta gente se enganar, e se estacionar  durante anos (e até décadas), a viverem descompromissadas dos padrões de seriedade,  à margem dos conceitos éticos , morais e espirituais? Pela exclusiva falta de amor e consideração a Deus e ao próximo ! Coisas pequenas e também de grandes proporções, nos desafiam diariamente a estarmos em oposição ao avanço, ao crescimento espiritual, intelectual e humano.

Já procurou saber o que significa uma placa de trânsito  DÊ A PREFERÊNCIA? O que mais vemos prevalecer, é : tem preferência, o mais pesado ou mais rápido, ou o mais valente!  Já se preocupou em saber  por que en algumas faixas de pedestre está escrito: PARE? Parar é parar mesmo !  Já se preocupou em saber o que sente pessoa quando é enganada, engodada (passada pra trás) ?  Já colocou alguma vez em no lugar de uma pessoa humilhada por outra?

Quanto à traição, seja lá de que maneira for…Se comove ao testemunhar uma pessoa vítimada de A prática da traição dos valores morais é éticos , tem sido negligenciados numa escala assustadora . Há uma frase interessante sobre o assunto “Se alguém trai você uma vez, a culpa é dele. Se trai duas vezes, a culpa é sua.”

Conhecemos figuras da história, que ficaram eternamente marcadas de forma negativa, pela maneira como traíram a confiança das pessoas que conviviam. Joaquim Silverio dos Reis (um dos inconfidentes de Minas Gerais), foi um deles. Stalin, na Rússia se notabilizou por suas traições, bem como Napoleão Bonaparte, e tantos outros, sendo o mais famoso deles, Judas Iscariotes, que traiu a Jesus, e também o casal Adão e Eva, que trairam a confiança do próprio Criador. Todo traidor, toda traidora, não pensa em patriotismo, ou no bem estar de um povo. Pensa somente em satisfazer seu próprio bem estar. Para que seus interesses sejam realizados, não consideram a ninguém, e principalmente preferem apunhalar pelas costas, as pessoas mais próximas. Nunca esperamos um gesto de traição de um desafeto, de alguém que consideramos como nosso inimigo. Qual de nós apoiamos a traição? Como nos comportamos quando somos apunhalado pelas costas?

Quantos relacionamentos foram extintos, quantas sociedades se dividiram, por que alguém deliberadamente traiu a confiança de outro alguem. Há tipos de traições que nos marcam profundamente. Deixa marcas, que às vezes nem o tempo consegue apagar.
Há casos, em que a traição e foi tão profunda, que a vítima se vê de uma hora para outra, envolvida com psicólogos , psicanalistas e medicamentos para amenizarem os ferimentos da alma. A traição é portanto uma das mais vis das atitudes do gênero humano. Que o digam os maridos traídos, que o digam as mulheres traídas! É uma dor que causa revolta, desejo de vingança, e leva as pessoas a tomarem medidas radicais, que mudam os cursos de sua vida, mesmo que tenham grandes prejuízos.

Caso você, meu caro leitor, ainda tem dificuldades em se libertar de velhos hábitos, meu convite, diante do que foi exposto, é começe pela mais simples das atitudes! Esta atitude que vou sugerir,  é tão simples, que qualquer criança não teria dificuldade de realizar.
Minha sugestão, é que comece buscando amar a Deus! Quando o amarmos, seremos revestidos de amor a tal ponto, que não teremos nenhuma dificuldade em amar aos nossos próximos, e consequentemente, a nós mesmos.

Olha! Ser feliz é muito fácil !

Seja feliz ! As pessoas negativas, irão necessitar do bom exemplo que você será.


Google+ Facebook Twitter

Sobre Roberto Carneiro

Roberto Carneiro, é Palestrante, Industrial no segmento de Cereais, Chás, temperos e especiarias. Casado com Thais Carneiro, pai de três filhas, avô de quatro netos. Possui larga experiência em ministrações para casais e temas familiares. Atua também com bastante desenvoltura na área motivacional direcionada a empresários e profissionais liberais.

Traduções

Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagGreek flagDanish flagHebrew flag

Procurando por algo?

Últimas Postagens

Curta-nos no Facebook

Receba nossas novidades