Grandes desafios geram grandes campões

Roberto Carneiro / Textos Motivacionais /

vale a pena 2


Um dia, envolvido em grandes e poderosos desafios,  meio que aturdido, me deparei com um versículo da Bíblia, no livro de Romanos cap. 5: 3,4 escrito desta maneira  “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.”

 Até então era inconcebível para mim aceitar este tipo de coisa. Como eu poderia me alegrar por estar passando por tribulações?  Como sentir prazer em ser atribulado?  Imaginava eu, como muita gente tem imaginado, que soluções para grandes “pepinos”, deveriam passar com o tempo, ou quem sabe surgisse do nada uma solução mágica. Algo muito expressivo estava se revelando para mim,  no contexto destes dois versículos.  Para me trazer um maior questionamento, na  continuação está escrito:

sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.”

Quando estamos em desvantagem,   nossa visão fica meio confusa;   consequentemente,  não costumamos nos direcionar para o lado positivo daquilo que parece ser negativo, ou seja : enxergar preciosidade escondida no oceano.  Por isso que sempre recomendo às pessoas que me consultam ou são ouvintes em minhas palestras, que acima de tudo, em qualquer situação embaraçosa, se voltem para Deus.  Permitam que Ele venha ter a oportunidade de agir.  Mesmo em meio à escuridão, mesmo estando  cercado de inimigos,  mesmo sendo considerado por muitos, como o menor dentre os menores,  jamais devemos lançar  a toalha no tablado,  na presença de nossos adversários.  Se as calamidades, se as enfermidades ou até mesmo nossos detratores tentarem nos humilhar, nossa resposta deve ser o silêncio para eles e clamar expressivamente a Deus. Sempre digo, que nada é impossível para Ele.

Foi com este tido de atitude, que pude então perceber um grande recado que o Supremo Deus nos dá em sua Palavra: Somente está pronto  para conquistar e administrar posses, aqueles que são preparados para superarem seus particulares desafios.  De nada adianta nos arvorarmos a grandes conquistas, sem a preparação devida.

O plano  de Deus na vida do homem ( e das mulheres também ) é extremamente perfeito !
A paciência conquistada através da  convivência com os grandes problemas, é quem certamente o guiará,  para que você venha  possuir  experiência. Pessoas inexperientes, não costumam dar grandes saltos. Pessoas sem experiências, não se arriscam em mergulharem em busca de solução de desafios.

Inexperientes não arriscam atuar no elenco principal. Preferem observar da platéia, se porventura conseguirem acomodação para sentar, o que é bem improvável, por que geralmente não são observadores de regras, como horários por exemplo. Pessoas inexperientes,  geralmente marca compromissos como sem falta, e atrasam com certeza. São inteiramente relapsas e  fracos na arte da disciplina. É de fundamental importância que tenhamos pleno controle sobre nossos sentimentos.    A guerra contra nós mesmos é a mais importante a ser vencida.   Apesar do enorme potencial existente em nosso cérebro, temos a enorme predisposição a preferirmos o descanso, a postergação, o adiamento de decisões e até os caminhos mais fáceis. Se não nos levantarmos contra esta situação existente em nós mesmos, jamais conseguiremos obter realizar proezas.

O óbvio, todos obviamente são capazes de realizar. O fácil, facilmente encontramos pessoas que conseguem fazer, sem empregar nenhum esforço.  Mas o custoso, o trabalhoso, o duro, penoso e árduo, poucos…muito poucos são capazes de enfrentar.

Muitos de nós,  constantemente  somos surpreendidos por situações desconfortáveis e embaraçosas; situações essas, que limitam nossas forças, consomem nossa esperança e até estimulam a não continuar. Para quem possui dentro de si, a vocação da desistência, é aconselhável antes de “jogar a toalha”,   lembrar que outros já passaram pela mesma situação, e avaliem o resultado dos que perseveraram, e dos que desistiram.

A história é testemunha de  homens comuns, como eu e você, que um dia se viram de frente com grandes desafios. Graham Bell, topou desafiar a precária comunicação à grandes distâncias e inventar algo para facilitar as negociações ou conversas entre as pessoas…inventou o telefone.  Thomas Edison, após testemunhar e viver as dificuldades de visualizações no período da noite, ou em ambientes escuros, resolveu se superar e sair na frente. Após sucessivas e exaustivas tentativas, criou a lâmpada elétrica incandescente.

A História também testemunhou, um homem que era funcionário da Motorola : Martin Cooper .  Ele resolveu tomar a iniciativa de solucionar  um grande problema daquela época.  Você é capaz de imaginar a vida naquele tempo sem a existência de um telefone, que as pessoas pudessem carregar para qualquer lugar e se comunicarem.  Pois é : a partir deste grande desafio,  é que foi criado por ele, o primeiro aparelho celular.  Media 23 cm de comprimento e 13 cm de largura, com peso de até 2kg, Um verdadeiro tijolo. Sua autonomia era de 10 a 20 minutos para se comunicar.  De repente aquela grande e útil novidade da época, apresentou muitos problemas,  que dede então não pararam de serem atualizados e aperfeiçoados, visando sempre solucionar as necessidades de quem usa.

Existem relatos históricos também de pessoas que assustaram o mundo, trazendo soluções das mais variadas para a humanidade.  Todas essas pessoas fizeram a diferença, por que tiveram um preparo físico e intelectual, além de uma vontade extraordinária de solucionar coisas tidas como insolúveis. Aquele que se encontra envolvido em adversidades, mas não se deixa abater  , certamente se destacará em meio a uma geração  que supervaloriza crises.

Somente os que são “forjados na fornalha” dos desafios, convivendo com os mesmos  de maneira alegre e positiva , são os que olham para o horizonte, e esperançosamente vislumbram aquilo que a maioria não consegue enxergar.     Os experimentados em desafios, aprendem com as lutas! Se transformam em visionários. Nunca supervalorizam as impossibilidades; vislumbram  seus resultados, mesmos sem eles  existirem.

Aproveite! o momento difícil que ora é vivenciado, talvez seja a unica  oportunidade para a conquista de sua grande vitória! Ao invés de dar “ibope” aos vexames e apertos, aproveite para crescer , florescer e frutificar, assim  como a Tãmara no deserto,  robusta , alta e frutífera; aprenda  com a inexpressiva  palma  ou cacto,  que sobrevive sob o sol causticante e solo arenoso, mas mesmo assim resiste ao tempo e fornece alimento.   Aprenda com o lírio, que apesar de viver em solo lamacento, consegue ter uma cor branca alvíssima, amarela ou laranja,  sem contudo, se manchar com a lama ao seu redor.

Se você,  neste momento está vivendo uma fase difícil de sua vida, compartilho com você minha própria experiência : Aproveite a chance de ser “proprietário” de um grande problema. Este grande problema, é a enorme possibilidade de transforma-lo  em um grande campeão.

   Seja Feliz! Você Merece!


Google+ Facebook Twitter

Sobre Roberto Carneiro

Roberto Carneiro, é Palestrante, Industrial no segmento de Cereais, Chás, temperos e especiarias. Casado com Thais Carneiro, pai de três filhas, avô de quatro netos. Possui larga experiência em ministrações para casais e temas familiares. Atua também com bastante desenvoltura na área motivacional direcionada a empresários e profissionais liberais.

Traduções

Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagGreek flagDanish flagHebrew flag

Procurando por algo?

Últimas Postagens

Curta-nos no Facebook

Receba nossas novidades