Fortalecimento em plena adversidade | Motivando pela Palavra.

Fortalecimento em plena adversidade

Roberto Carneiro / Textos Motivacionais /

fortalecimentoadadversidade

Nossa caminhada na vida é uma espécie de  jogo !
Jogos são estimuladores,  ótimos passatempo,  proporcionam  distrações (até excessivas),   chegando a mudar até o humor revoltado de uma nação;  diga-se de passagem, é uma extratégia antiga já usada pelos Romanos, a fim de manter o povo  distraido  com jogos empolgantes,  fazendo assim  a massa até esquecer dos seus grandes e pequenos  problemas.  Sabemos que esta estratégia, ainda é muito usada em nossos dias, especialmente nos locais, em que os governantes precisam desviar a atenção do povão.
Mas como escrevi há pouco, estamos num jogo;  às vezes (porque não dizer, na maioria das vezes), geralmente  estamos em total desvantagem.  De um lado,  nós com nossas limitações e do outro lado provas, barreiras e adversidades hostis, aparentemente  inatingíveis ou intransponíveis.
Selecionei o trecho abaixo,  extraido do livro mais vendido no mundo,  no Livro de Josué capitulo 1:7-9 , por achar que tem muito a ver, com a situação de pessoas que se deparam com adversidades e possuem o desejo profundo de  vencer  todos  obstáculo  que se lhes apresentam:
7-Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 – Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9-Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Primeiro, observe : Muita gente quer “virar o jogo” ou “dar a volta por cima”, simplesmente por se achar numa posição incômoda, ou por que testemunhou casos de pessoas que sairam de uma situação adversa, para se situar numa posição de conforto.
Preciso que anote bem isto : Ninguém jamais conseguira vencer adversidades, se primeiro não se curar primeiramente das suas fraquezas.

Segundo ponto : A vida nunca foi sempre amarga, mas não é  assim tão doce , nem tampouco cheia de facilidades.
As coisas sempre foram difíceis, continuam sendo um pouco mais e doravante, será mais complicado ainda.
Não tem, e jamais teve moleza pra ninguém!
Tem muito gente que não sabe, não quer, nem gosta de conviver com problemas. Precisam imediatamente saber, que felicidade não é ausência de problemas; ausência de problemas chama-se tédio.  A bem da verdade, Felicidade são grandes problemas bem administrados. Se não houvessem adversidades, não haveriam celebridades !
Já viu como se amansa um potro bravo?
Se o domador, apresentar algum tipo de  insegurança, apresentar-se  receoso, conseguirá porventura domar o bicho? Claro que não.
O “peão” terá que ser técnico , ter  conhecimento e segurança,  para por em execução sua coragem e destreza, afim de subjugar a montaria, e sair esquipando, galopando, marchando,  e sair descontraidamente  se exibindo  pelas picadas a fora.
Superação é um conjunto de atitudes corajosas, que conjuntamente cooperam para que o objetivo principal seja alcançado.
Thomas Edison, disse uma vez : – Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.
Para quem está em desvantagem,  não tem nada a perder nem a pagar, se reagir com rigor, às pressões externas. Coragem implica em atitudes reacionárias; o primeiro inimigo a ser enfrentado é o próprio desânimo.

Terceiro ponto : Não negligencie na sua aparência pessoal.  Tenha extremo cuidado com sua saúde, seu corpo e também com a aparência é claro. Você pensa que somente nos filmes de ação, os personagens são “osso duro de roer” ou “difícil de morrer”? Você também pode ser um desses. Não se permita ser invadido por sentimentos de derrota.

Quarto ponto : Se não observar os pontos anteriores, estará sendo lançado para o campo mais indesejável,  daquele que se encontra em aperto:  para a convivência com o medo.
O medo é o estágio definitivo e final para a consumação de uma tragédia. Se não encontrar motivos para ser alegre, tenho a receita!  Já aconteceu comigo! Parece impossível, mas não :  Encontrei em Deus!
Buscando forças em Deus, contando com o amor e poder  incomparável  DÉle,  simplesmente  o  medo, a insegurança, a dúvida, a baixa estima são anulados!
A intenção do amedrontamento, é  de minar sua resistência,  desviar sua atenção di qye  é positivo e faze-lo descer às profundezas de um poço frio e escuro, sem nenhuma saida.  Nenhuma a dessas situações, tem condições de  prosperar,  se você simplesmente  convidar a Deus para estar contigo  em todas suas lutas.
Um dia fomos  crianças e precisamos dar os seus primeiros passos. Depois da primeira queda, se não fora os incentivos, socorros e mãos que ajudassem, estaríamos  engatinhando até hoje.
As mãos de Deus estão disponíveis para te levantar e guia-lo por  caminhos seguros !

Quinto : a estratégia mais eficaz contra o temor, é o otimismo.
O ingrediente principal para ser otimista, é buscando ser alegre!
Não te faltam motivos para sorrir!  Existe uma variedade de cores e formas em toda a natureza, no mundo animal, vegetal e mineral criados para alegrar o coração das criaturas viventes nesta terra.
Um Deus bem humorado, criou toda esta diversidade, para a alegrar o coração dos seus.
É possível perceber que o Criador, não somente criou tudo, e foi-se de volta para seu trono lá no céu.
Com um pouquinho de esforço, usando a inteligência que todos temos ( Ninguém nasceu sem ela ) podemos descobrir  que Deus nos dotou da capacidade de rir.  O riso é de importância fundamental, traz benefícios dos mais diversos, para o corpo,  alma e espírito.
Pesquisa na universidade Loma Linda, na Califórnia (EUA), afirma que o riso pode reduzir o risco de doenças cardíacas;
- Rir fortalece o sistema imunológico, combate o estresse e elimina rugas.
- Colesterol e diabetes – -Dar boas risadas pode aumentar os níveis de colesterol bom no sangue.
- Pressão arterial – rir diminui a pressão arterial, enquanto o estressa a aumenta;
- Uma boa risada limpa os seus pulmões e ainda os deixa mais fortes!
- O ritmo cardíaco acelera quando começamos a rir. Os batimentos podem atingir até 120 pulsações por minuto, em comparação com as 70 pulsações por minuto quando estamos em repouso.
- Durante uma sessão de gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina hormônios do estresse – baixam. Além disso, nosso cérebro passa a produzir endorfina,  hormônio que nos deixa relaxado .Isso faz com que o corpo consiga produzir mais células de defesa, que ficam mais  ativas, fortalecendo o sistema imunológico e blindando o organismo contra doenças.
- Ao dar boas risadas,  movimentamos 12 músculos faciais e, ao dar gargalhadas, movimentamos 24 desses músculos,
-  uma gargalhada é tão saudável quanto a prática de exercícios físicos. Isso porque ela estimula a circulação, produz endorfina e também movimenta nossos músculos, não só do abdômen, mas das pernas, braços e pés.
Autoestima – O sorriso melhora o bom humor, eleva a autoestima e traz segurança . Terapia do Riso nos hospitais é capaz  estimular a vontade de estar curado  de pacientes.
O trecho do livro mais vendido  mencionado acima, te estimula a ser animado (corrigindo, bem animado ).  Bom humor e otimismo, além de serem gratuitos, fazem inúmeros favores para o corpo, alma e espírito.

Dizem por ai :  quem canta seus males espanta. Tá errado ! Quem sempre é bem humorado é quem afugenta os males !
A alegria, é um recurso de origem Divina. Se envolva !

A felicidade com Deus, não é uma possibilidade. É uma constatação !
                                                   Seja Feliz ! você merece.


Google+ Facebook Twitter

Sobre Roberto Carneiro

Roberto Carneiro, é Palestrante, Industrial no segmento de Cereais, Chás, temperos e especiarias. Casado com Thais Carneiro, pai de três filhas, avô de quatro netos. Possui larga experiência em ministrações para casais e temas familiares. Atua também com bastante desenvoltura na área motivacional direcionada a empresários e profissionais liberais.

Traduções

Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagGreek flagDanish flagHebrew flag

Procurando por algo?

Últimas Postagens

Curta-nos no Facebook

Receba nossas novidades