Tempo! por que perde-lo ? | Motivando pela Palavra.

Tempo! por que perde-lo ?

Roberto Carneiro / Textos Motivacionais /

tempo porque...

Vamos falar sobre tempo ?
O Tempo, é um companheiro que nos segue constantemente. É extremamente  implacável e exageradamente burocrático. É intolerantemente  implacável. Não tem intervalo, não retrocede. Nada detém o relógio do Tempo. Intempéries, tempestades, terremotos, nada interfere na sua contagem.  Um dia disse Victor Hugo  – “A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo”.
A Bíblia ensina em Efésios 5:14-16   Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.    15 – Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,       16 – Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.  

Desperta, tu que dormes
Damos muita importância à saúde, conforto, prosperidade, todavia nos  esquecemos de um detalhe :  O passar  do Tempo. Ele caminha burocraticamente, impondo  o movimento de segundos, minutos, horas, dias, meses, anos,  sem haver quem o impeça. Não pode interromper sua marcha.
Que fazer para caminhar ao lado dele ? E que tal tentar  andar  na frente do tempo? Galileu, Copérnico , Eistein e tantos outros nomes da antiguidade e  da nossa contemporaneidade o fizeram…andaram na frente do tempo !
O que fazer para evitar desperdício de tempo ?   O texto bíblico, em  5:14, ensina ” Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos
Com  esta advertência, o apóstolo S. Paulo,  não está  proibindo ninguém de dormir, nem tampouco aconselhando a andar permanentemente acordado, como se estivesse  acusando alguém  de sonolento ou dorminhoco.  Pelo contrário, é saudável a prática de valorizar as horas de sono.
O período de repouso que temos, geralmente em intervalos diários de 7 horas, é de importância fundamental. Quando o cansaço mental é muito, as concentrações de cortisona diminuem e as de melatonina aumentam, provocando a vontade de dormir. Durante  o sono o  organismo  reorganiza seus sistemas para uma nova jornada de atividades. A imunidade é reforçada, células são renovadas, radicais livres são neutralizados, e a memória é consolidada.
Quando dormimos, passamos por um processo de profundo relaxamento. A respiração fica mais profunda e nossos ritmos cardíacos diminuem, juntamente com a temperatura.  Aproximadamente meia hora após seu início, em uma fase denominada sono delta, o hormônio de crescimento é ativado. Esse, cuja produção ocorre predominantemente durante o sono, além de propiciar o crescimento, auxilia no vigor físico e previne a osteoporose e a flacidez muscular.
Assim, quando não dormimos, nossa memória fica falha, ficamos irritadiços e sentimos cansaço, dor de cabeça e indisposição. A redução das horas de sono também diminui a produção de insulina e aumenta a de cortisol. Considerando que esse é responsável pela elevação das taxas de glicose; e aquela, pela retirada deste açúcar no sangue, podemos pontuar que a redução das horas de sono aumenta a probabilidade de o indivíduo desenvolver diabetes além de outros distúrbios, como zumbido no ouvido, hipertensão arterial, etc.
O sono a que se refere o texto, é o  da acomodação, da morosidade em esboçar reações positivas, em ter novas idéias .    Segundo Napoleon Hill ,  “Não devemos ter medo das novas idéias! Elas podem significar a diferença entre o triunfo e o fracasso”.  O texto bíblico está falando da demora em despertar para a vida; da morosidade em em sair da acomodação . Está escrito em Provérbios . 19:15  A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome  .
Pessoas acomodadas perdem tempo, porque poderiam ter recebido as bênçãos  desejadas de  há muito . Os Que gostam de situação confortável,   são inclinados   a se desviarem  de tudo o que projeta,  porque muitas vezes são atingidas pelo desanimo já que não vêem nada acontecer… como conseqüência das suas  acomodação.

O texto também está se referindo também ao excesso de sonhar… sonhar… e não tomar nenhuma atitude para transformar sonhos em realidade.
Costumo sempre a dizer nas minhas palestras :  ” Quem insiste somente   em sonhar acordado,  certamente terá constantes   pesadelos dormindo”.  Concordo com Carlos Drummond de Andrade :  “Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho.”
Os que se excedem em sonhos vãos, são  pessoas que tem muitas iniciativas…porem poucas  “acabativas”.  São proprietários de invenções inacabadas, projetos que nunca sairão do papel, compositores de sinfonias imaginárias… pobres coitados!  Portanto, Desperta  tu que dormes , se  ainda estás em estado sonolento.
Para todo veneno existe um antídoto ; para toda inclinação para maus hábitos, existe uma solução . Não podemos nos  conformar jamais, em estacionar,  ou nos sentirmos satisfeitos, como se pouco, nada ou quase nada tivesse ainda a ser feito.  Isto é andar no contra-fluxo do tempo.
Eu, sempre ando com o “desconfiômetro”  acionado,  afim de nunca, jamais, em tempo algum,  venha colaborar com o desperdício de algo tão precioso como o tempo.

Quando identifico se estou dormindo ou acordado ?
Quando tenho a ousadia de  substituir   frases conformistas, pessimistas e destrutivas, por frases que se opõem a qualquer possibilidade de acomodação, fuga da realidade ou de convencimento de derrota.
Exemplo :
“um dia eu ou ser um vencedor”, para    “ O QUE DEVO FAZER PARA SER UM VENCEDOR ? ”

“ os problemas me impediram “ para  “VOU SABER LIDAR E CRESCER COM OS PROBLEMAS.”

“ as oportunidades são poucas e difíceis”   para  “NAQUELA IMPOSSIBILIDADE, CERTAMENTE EXISTE UMA OPORTUNIDADE”

“ falhei mais uma vez, cometendo o mesmo erro”  para   “ESTE ERRO, ME ESTIMULA A APRENDER, E NÃO MAIS FALHAR”

“ este erro, foi a causa da minha derrota”  para  “ESTA DERROTA NÃO SERÁ SUFICIENTE PARA ME DERRUBAR”

“vou levando”  (esta é bem ridícula) para   “VOU LUTANDO”

Levanta-te dentre os mortos .
Qual é a melhor maneira de me manter despertado ? Levantar-se dentre os mortos, é o convite àqueles que estão natimortos.
Sem perceberem são portadores  de um espírito danoso, enviado das trevas, fazendo com que vivam  sem perceberem, no meio de uma multidão que não  é contada em nenhuma estatística,  de nenhum instituto de pesquisa.
Os governos possuem estatisticas  para quantidade de pessoas desempregadas, aidéticas, aposentadas, estrangeiros, solteiros, homossexuais, mas não sabem o percentual exato, da população de …acomodados e desanimados;  daqueles que jogaram a toalha.
A maneira de levantar dentre os mortos, é  quando temos a capacidade de fazer  confissões positivas, conforme ensina a Bíblia (o livro mais vendido do mundo).  Estas confissões são apropriadas  para pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Não tem contra-indicações. Peço licença, para te pedir que  leia em voz audível o que está escrito abaixo:

  • Jamais direi “eu não posso“, pois “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE“. Fil. 4:13
  •  Nunca mais abrirei minha boca para dizer  “não tenho“, pois “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de minhas necessidades“. Fil. 4:19
  • Chega ! Nunca mais direi que “tenho medo“, “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação“. 2 Tim. 1: 7
  • Ninguém mais vai me ouvir dizer “tenho dúvidas” ou “falta de fé“, porque eu tenho “a medida da fé que Deus repartiu a cada um“. Rom 12:3
  •  Nunca mais direi que “sou fraco“, porque junto “o Senhor é a fortaleza da minha vida” e “o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo“.  Sal 27:1 e Dan 11:32
  • Nunca mais direi que “O mal tem supremacia em minha vida“,  porque “maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo“. 1º João 4:4
  •  Não  mais direi que “estou derrotado“, porque Deus “em Cristo sempre me conduz em triunfo“.               2ª Coríntios 2:14
  •  Daqui por diante, jamais pronunciarei que  “não tenho sabedoria“, pois “Cristo Jesus… se tornou da parte de Deus (minha) sabedoria“. 1ª Coríntios 1:30
  •  Nunca mais direi que “estou doente“,  pois “pelas suas pisaduras fui sarado“   e  “Jesus mesmo tomou minhas enfermidades e carregou com as minhas doenças“.     Isaías 53:5 e Mateus 8:17
  •   Nunca mais direi que “estou preocupado e frustado“,  pois estou “lançando sobre ele toda a minha ansiedade, porque ele tem cuidado de mim“.   1ª Pedro 5:7
  •   Nunca mais direi que “estou preso“,  pois “onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade“.  2ª Coríntios 3:17
  •   Nunca mais direi que “estou condenado“, pois “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus“.  Romanos 8:1

No verso 15 , diz o texto “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,” .   Andar com prudência, usando de sabedoria, é quando convivemos com todos os impecilhos e dificuldades, respeitando os obstáculos, e buscando estratégias para vence-los.   Somente  os tolos convivem pacificamente com obstáculos, se acostumando com eles, a ponto de já os considerarem como companheiros do dia a dia.  Intempéries, adversidades, fatores contrários, não devem e não podem ser razões para o insucesso de ninguém.

Em 1948,   nascia o Estado de Israel.
Agricultura, pecuária, piscicultura  com altos avanços tecnológicos…consumo interno e exportação, é tudo o que o visitante àquele pais, vai encontrar.  A meta deles,  é produzir muito, em pouco espaço, no menor tempo possível.
O resultado desta visão : São  recordes de colheita, recordes  ordenha, de  tecnologia avançada,   medicina moderníssima e tudo o mais.
Não é sem motivo, que são detentores de cerca de 75% dos Premios  Nobel.     Não passa pela mente do povo judeu,  sentimentos de  mediocridade.  Com uma  carência incrível de  de chuva, o nível pluviométrico e extremamente baixo (um dos menores do mundo) ,   invernos rigorosos, mas nada disso é suficiente para deter a expansão e crescimento daquele pais maravilhoso.  Pena que a maioria da mídia , só tenha interêsse em expor  matérias para criticar, para acusar o Estado Judeu de repressor, agressor, invasor, etc,  omitindo os benefícios lá gerados , estendidos por eles à população árabe que ali vive e  todos os países do mundo.

Logo a seguir, no versículo 16, o texto sagrado falara em  Remindo o tempo; Remir significa  ganhar, readquirir, reaver. é exatamente o contrário de  perder , não adquirir.
Não permita que obstáculos naturais, ou incidentes ou acidentes circuntânciais,  interfiram na sua produtividade. Segundo IBGE a expectativa de vida no Brasil é de 75 anos.

Analisemos :
Importante  lembrar que isso é apenas uma estimativa, um numero. Analisemos :

  • Descontando o período da  infância (fase de brincadeiras e dependência)  e adolescência (fase confusa, indefinida)  e juventude (adolescentes metidos a adultos) ,  vão-se  ai uns 22 anos.
  • Desta idade até os 30 anos, geralmente as pessoas ainda não atingiram a plenitude da  Maturidade  (uns levam ainda mais tempo).
  • Dos quarenta aos cincoenta e por ai vai,  as pessoas já estão mais experientes, com bastante conhecimento acumulados,  raciocínio  bem mais apurado,  visão bem mais definida,  porém há  um agravante…Já não possuem a mesma vitalidade, o cérebro deseja, mais o corpo insiste em desobedecer,  e uma série de procedimentos terão de serem adotados , como :
    reposição de vitaminas e nutrientes que o corpo vai perdendo e toda uma serie de fenômenos que vão  sucedendo, sem contar o  surgimento de muitas ameaças ao corpo,  em toda sua estrutura..
    Sem exagero nenhum, é  o principio do começo do fim!
    Não é para entristecer a ninguém ! É a realidade da vida;  Trata-se da única certeza que temos com relação a nosso futuro : Todos morreremos;
  • Já passou do tempo do despertamento.  Quando finalmente   decisões acertadas serão providenciadas ?
    quando finalmente nos convenceremos, que a maioria de nossas atitudes  até então poderiam ser coerentes? Quando estivermos na faixa terminal de nossa existência ?
    Quando nosso tempo de atividade estiver prestes à inscrição a ser vista na  placa “aqui Jaz ” ?
    Quando ? insisto : Quando ?

Falamos da frieza do tempo.  Já sabemos que é implacável e que não volta atrás .   Quando  e como andar juntamente com o tempo, ou andar à frente do tempo ?   Resposta : Em qualquer época de nossa vida.    Seja a partir da idade da consciência, seja na mediana ou na idade avançada.
Sempre há oportunidades, para aqueles que arrependem dos erros do passado. A historia está repleta de biografias de homens e mulheres, que procuraram não desperdiçar o seu tempo,  já a partir da infância, como também daqueles que despertaram, em idades avançadas. Nunca é cedo  ou tarde demais para para sonhar, planejar, todavia com realizações. Você é quem decide se deve deixar como está,  se deve experimentar novidades, se deve lutar para romper suas limitações.
Conheço filhos de amigos , em plena fase da adolescência,  que brincam, fazem esporte, vão ao cinema, mas  já fazem investimentos na Bolsa de Valores, se preocupam desde cedo em que irão se dedicar em suas vidas profissionais, ou seja,  já tem uma direção pre-definida.
Infelizmente, conheço também filhos de amigos, que vivem no mundo da lua, cuidando somente em estar de acordo com os modismos, sem nenhuma preocupação com seus futuros, e desde cedo empurrando “ para mais tarde”. Lamentável ! Somente perceberão o tempo que perderam, quando infelizmente para eles, “for muito tarde”

Arremata o texto na parte 16 b  “porquanto os dias são maus”.
A maioria das pessoas, por desconhecimento da Palavra de Deus, aprendem  e passam a viver uma vida côr de rosa, quase poética,  criando em suas imaginações, um Deus que é somente amor, que é somente benignidade, um deus que não cobra nada de ninguém, esquecendo-se de adquirir pleno conhecimento dele, através das Escrituras.  A Bíblia Sagrada, adverte o tempo todo a que se fuja do marasmo, da preguiça, da mediocridade .   O texto deixa bem claro o aviso : os dias são maus.  Surpresas desagradáveis   como acidentes, enfermidades e  desgraças das mais diversas, não são possibilidades a serem descartadas. Elas  podem vir; afinal a Bíblia não engana a ninguém !
Jo . 16:33   neste mundo tereis aflições, mas tendes bom animo…  A pergunta é :  em que situação estará você  quando vier a tribulação ?
Fica portanto o desafio para você  agora.  Se adiante no tempo, busque ser  produtivo. Se organize,  planeje seu futuro, de forma otimista e exequível.
Durma só o necessário para o descanso e restauração do seu corpo. Condicione seu corpo a não dormir mais que 7 ou 8 horas no dia (Ou  vai passar a média  de 26 anos dormindo?).
Se agir desta maneira, vai sobrar tempo para o lazer,  família, viagens, e especialmente de separar um tempo de dedicação e reflexão  e tomar conhecimento que existe um Deus, que se preocupa e quer realizar o melhor para sua vida.

Jamais esqueça : A felicidade com Deus, não é uma possibilidade, mas sim uma constatação.

 

 


Google+ Facebook Twitter

Sobre Roberto Carneiro

Roberto Carneiro, é Palestrante, Industrial no segmento de Cereais, Chás, temperos e especiarias. Casado com Thais Carneiro, pai de três filhas, avô de quatro netos. Possui larga experiência em ministrações para casais e temas familiares. Atua também com bastante desenvoltura na área motivacional direcionada a empresários e profissionais liberais.

Traduções

Portuguese flagItalian flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagGreek flagDanish flagHebrew flag

Procurando por algo?

Últimas Postagens

Curta-nos no Facebook

Receba nossas novidades